A reprodução total ou parcial de qualquer texto deste blog, sem a permissão por escrito do autor, será considerado crime e o infrator (a) responderá processo judicial por infringir a lei de direitos autorais!

Translate

Pesquisar este blog

Seguidores

Gostou deste blog? Então por favor, compartilhe nas redes sociais! OBRIGADO!!!

segunda-feira, 24 de abril de 2017

Psol em Caririaçu

Um pequeno grupo de órfãos de representatividade na política eletiva de Caririaçu se reuniu no mês de março para discutir uma nova ideologia política.
A ideologia encontrada num partido político, foi a ideologia do Partido Socialismo e Liberdade (Psol). Contou muito nessa escolha a atuação do partido no parlamento, tanto estadual quanto federal. O encontro aconteceu na Escola Plácido, tendo sido idealizado e organizado pelo professor Isac Araújo e participação da presidenta do partido, seção Ceará, Cecília Feitosa.
A ideia de um partido ideologicamente identificado com a esquerda, lançar uma célula embrionária em Caririaçu, é um fato que merece destaque, atenção e reflexão de nossa sociedade.
Numa cidade em que os partidos são stands de negociação e seus afiliados não têm direito a voz, cujo o processo de filiação, em sua grande maioria, está relacionado a questões familiares ou a submissão voluntária ao seu chefe político, o Psol fez diferente.
Diferente, porque primeiramente fez o chamamento para a discussão de sua ideologia, de suas lutas e ainda abordou o surgimento e o desenvolvimento da sociedade de consumo e do capital industrial, tudo variações do mesmo tema, ou seja, tudo ligado a forma de fazer política do partido. Já outros partidos com atuação no âmbito municipal, os seus presidentes, meras extensões de caciques das legendas, apenas apresentam a ficha de filiação e pede a sua documentação e a ideologia é somente atender a legislação eleitoral.
Ainda é cedo para afirmar se o partido irá se consolidar no município, ainda é tudo muito incipiente. Mas o que move as pessoas que buscam essa nova perspectiva política, que é não se identificarem com o bipartidarismo reinante e que quando há alternância de poder, é mais dos mesmo, só mudam os personagens, o enredo é conhecido e repetitivo.
Assim, a perspectiva é que o número de pessoas, que atualmente não se sentem representadas, possa crescer e elas sim constituírem, com consciência política e sabendo das dificuldades, o Partido Socialismo e Liberdade em Caririaçu. Desta forma, a população e não um segmento dela, têm muito a ganhar, pois com isso, a consolidação do Psol em Caririaçu, certamente a qualidade do debate político crescerá.
Merece reflexão por outro motivo. Vivemos numa sociedade conservadora, ignorante e catequizada pelo discurso raso e simplista. Fruto dessa catequização, é fácil ouvirmos que a política de esquerda, inevitavelmente desemboca em ditadura, que os esquerdistas são um bando de corruptos, preguiçosos, vivem do suor alheio, têm parte com Satanás e que comem criancinhas.
Se você é um que pensa assim, reveja seus conceitos, suas fontes de informações, melhore seus argumentos...

Ainda não sabemos os próximos passos que o Psol dará em Caririaçu, fiquemos na torcida e, se possível, participemos também das discussões, contribuamos e sejamos também protagonistas da vida política de nosso chão. 
Uma última coisa. Política não se faz somente em campanha eleitoral, política se faz todo dia e o cenário pede além de novos personagens, novas ideias para um novo roteiro. O que se faz em campanha eleitoral é pedir votos.

PS: Você, leitor, se sente representado no parlamento municipal?

0 comentários:

Postar um comentário