A reprodução total ou parcial de qualquer texto deste blog, sem a permissão por escrito do autor, será considerado crime e o infrator (a) responderá processo judicial por infringir a lei de direitos autorais!

Translate

Pesquisar este blog

Seguidores

Gostou deste blog? Então por favor, compartilhe nas redes sociais! OBRIGADO!!!

terça-feira, 30 de setembro de 2014

Coronelismo e seus torcedores!

                                                                                                               Por Marcelo Antonio



Estamos aqui numa cidade descontrolada fisicamente, mas controlada psicologicamente por senhores feudais que pouco se importam com os seus camponeses, que são encabrestados e recebem suas migalhas e acham que só isso basta. pensam que esse é o seu valor e estão satisfeitos, pois sua única preocupação é saber que seus antigos patrões perderam as terras numa guerra desleal para esse novo coronel e isso já é  motivo de extrema felicidade, pois estão do lado campeão, outros camponeses que são fiéis ao seu antigo senhor andam pelas ruas resmungando, cegos, torcendo para que o novo fazendeiro não saiba tomar conta das terras e nem dos seus números mesmo sem saber ou sabendo que os efeitos colaterais desses erros vão os atingir, pois vivem na mesma fazenda. Mas a sede de chegar ao trono da casa grande é muito maior, e isso tudo sabendo que o trono só vai ser ocupado apenas por um, e o resto irá ficar espremido no curral que é o lugar de quem são encabrestados e que receberam as migalhas prometidas, que continuarão com sede e com fome, mas com o ego cheio, pois estarão do lado do fazendeiro campeão novamente e isso é melhor que tudo.
E saindo do contexto da época do feudalismo desta cidade que também é minha onde ser ignorante é motivo de orgulho, ter um lado, um time pra torce uma bandeira para levantar e nada mais.
Podemos comparar com dois times rivais num campeonato de pontos corridos onde para seus torcedores o que importa é ver seu time campeão e não importa se pra isso o time roubou, comprou juízes (que nós somos). Nada disso importa, o que interessa é soltar da garganta o grito de ser campeão soltar fogos e desdenhar da derrota do time adversário. Um bando de imbecis que não se preocupam com nada, nem com eles mesmos, pois num campeonato quem sai no lucro é apenas os donos dos times e seus jogadores, torcedores coitados recebem apenas acenos nada mais do que isso.
Somos todos inteligentes, ninguém é melhor ou pior do que o outro. Não trate da política da sua cidade como um simples jogo, nós somos os patrões e eles os empregados, eles não fazem nada além da sua obrigação, vamos dar um basta nesse pão e circo, porque não dá para viver com essas migalhas e esse circo faz tempo que perdeu a graça.
Eu sei que essas palavras são utópicas, e tenho consciência de que só quando as massas saírem do sono da ignorância, essas palavras vão deixar de serem sonhos.