A reprodução total ou parcial de qualquer texto deste blog, sem a permissão por escrito do autor, será considerado crime e o infrator (a) responderá processo judicial por infringir a lei de direitos autorais!

Translate

Pesquisar este blog

Seguidores

Gostou deste blog? Então por favor, compartilhe nas redes sociais! OBRIGADO!!!

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Caririaçu na Revista VEJA

Em 27 de setembro de 1978 a revista Veja, principal noticioso impresso do país, dedicou duas páginas à nossa cidade na sua edição nº 525 daquela data. Isso mesmo ilustre leitor, a famigerada Veja dissertando sobre Caririaçu.
Em princípio trata-se uma publicidade do banco Bradesco[1].
A matéria cita Lampião e Pe. Cícero, tanto que este é o título da reportagem: AQUI LAMPIÃO NÃO ENTROU EM RESPEITO AO PADRE CÍCERO. Este foi inspirado numa fala do Pe.Vicente Alves Feitosa, que disse que Lampião realmente andou pelas cercanias da cidade e como respeitava muito o Pe.Cícero não adentrou nela[2].
A redação cita os principais produtos de nossa cidade na época, a saber: sisal, feijão, milho e algodão; e da dificuldade de escoá-los devido à falta de estradas. Cita também que a cidade já foi chamada de São Pedro. Fala de Afonso de Oliveira Borges[3] como sendo o habitante mais idoso da cidade.
A reportagem traz imagens históricas de Caririaçu. Tentou-se nelas retratar bem a cidade na época, mostrando o pouco progresso.
1ª Página
Uma curiosidade é que o prefeito da época, Raimundo Bezerra Lima, já tinha planos de desenvolver a indústria do turismo em nossa cidade, aproveitando se da vinda de fiéis para cidade vizinha de Juazeiro do Norte.
Chega de papo, aqui eu calo-me e deixo  o(a) amigo(a) visitante deste mísero blog tirar suas próprias conclusões.
2ª Página
FONTE: Acervo Digital da Veja: http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx


[1] Primeira agência bancária de Caririaçu. Depois vieram o BEC (Banco do Estado do Ceará) que foi privatizado junto ao próprio Bradesco no governo de Lúcio Alcântara e o BB (Banco do Brasil). O Bradesco funcionou na Rua Cel.Vulpino, em frente a igreja matriz.
[2] Conta-se que Lampião e seus companheiros pernoitaram embaixo de uma árvore no caminho do Bico da Arara (na época não existia ainda aquele bairro).
[3] Ex-prefeito de Caririaçu.